Ads

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Opinião: Fundos de Investimento Imobiliários

Olá pessoal,

Tenho visto uma discussão sobre os FIIs na blogosfera e gostaria de compartilhar com vocês algumas observações iniciais minhas a respeito:

Hummm... querida, qual FII devo explod... comprar hoje?

Apesar de não ser muito citado (exceto por um blog, que tem uma porrada quantia razoável delas) a cotação do BCFF11B, que é um dos raros FII de FIIs, disparou, seguindo o seu DY mensal (pra minha infelicidade, já que gostaria de encarteirar mais desse por uma cotação menor...). De qualquer forma, desconfio que o DY do BCFF seja elevado devido a uma gestão competente.

O preço da cota segue seu respectivo DY. Pode ser uma ilusão, mas creio que mercado segue a rentabilidade do fundo, e não importa se ele é de papel ou tijolo, se o prédio é bonito ou se o hospital atende bem. Portanto, me parece adequado que uma estratégia para decisão de compra seja baseada nesse indicador (mas não somente!!!). Em outras palavras, o que tem gerado mais satisfação é para quem monta posição baseando-se na relação de DY pelo preço médio de compra (e não pela cotação atual).

Os FIIs de papel têm-se mostrado mais rentáveis (maior DY em relação à cotação) e já tivemos um FII de tijolo que, quando perdeu a Renda Mínima Garantida, desabou.  Isso reforça que os FIIs também são investimento de risco e a diversificação é importante.

Enfim, isso são algumas constatações. Não estou recomendando nenhum FII especificamente e a composição da sua carteira depende muito da sua estratégia e do que te agrada. Além disso, podemos estar em meio a uma bolha imobiliária...

E vocês? O que pensam sobre os FII?

Abraços e bons investimentos!

5 comentários:

  1. Curiosamente liquidei toda minha posição nesse FII hoje. Sempre comprava quando ele derrapava abaixo dos 99,00. Ano passado e esse ano ele deu muita sopa abaixo desse valor. Agora que disparou todo mundo quer comprar.

    E justamente agora que o administrador vai jogar mais um caminhão de papel no mercado. Quem já tinha posição no fundo terá de comprar mais cotas pra não ser diluído. Como é um FII de FIIs, todo este dinheiro captado na emissão de novas cotas terá de ser direcionado para compra de novos FIIs no mercado. E basta passar o olho para observar os preços absurdos que o mercado está pagando nas cotas. Logo, o gestor do BCFF11B não terá outra saída a não ser comprar papel caro no mercado.

    Eu tô fora e correndo longe desse aí. Mas a minha análise pode estar errada. Não se deixe influenciar pela minha posição.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Olá FI. Obrigado por comentar novamente aqui no blog :)
    Essa alta desse fundo realmente fez acender um alerta... ao menos, a emissão de cotas de subscrição desse fundo foi dentro de uma relação de 34% da posição atual.
    Pior mesmo foi a MXRF, que emitiu novas cotas na razão de 2,42 por cota já existente, obrigando você comprar essas novas cotas, caso deseje manter o preço médio... assim, o valor da cota atual foi lá pra baixo, caindo de R$ 139,90 pra uns R$ 122,00 (menos agora...). Pior que teve gente que, pra poder participar dessa subscrição, comprou cotas no valor máximo...
    De qualquer forma, sigo acompanhando o DY. Estamos de olho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fala CB. Por enquanto observo esse mercado, mas permaneço fora dele. No meu pouco tempo de investimento e leitura acho que os preços estão altos. Acho eu. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IF. Tudo bem?
      Eu acabei entrando nessa onda quando as cotas estavam uns R$ 108,00, o que me dá margem pra observar mesmo posicionado. Os DY cresceram e o valor das cotas idem.
      O meu interesse no momento é participar das subscrições. Ainda não decidi quanto a comprar mais cotas em bolsa.

      Abração!

      Excluir
    2. Oi CB.
      Sobre FII eu sigo a idéia do investidorfinanceiro, só acompanho quem investe com muita inveja hehehe
      Abraço

      Excluir