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quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tenha mais segurança na hora de escolher sua corretora

Olá pessoal,

Vocês sabiam que a CVM possui um canal de proteção ao investidor?

Pois é... nem eu... até que um dia estava fuçando por lá e descobri que eles emitem, periodicamente, um boletim de atendimento, que é um informativo da quantidade de reclamações realizadas à CVM. Este relatório é o resultado do trabalho do PRODIN - Programa de Orientação e Defesa do Investidor.

O volume de reclamações é grande, mas o departamento acaba fazendo uma filtragem, abrindo um número de processos relativamente relativamente menor. Em 2012, foram 34.777 atendimentos, mas deste total, somente 932 casos geraram abertura de processo.

Eles disponibilizam um rankeamento das corretoras e empresas que tiveram mais reclamações e processos administrativos abertos. Segue o quadro das corretoras do último relatório publicado, em 2012:

No quadro acima, a XP tá liderando com folga como a corretora que tem mais problemas com seus clientes, seguido pela Gradual. TOV, Ágora e ICAP estão empatados em 3º lugar. A Mirae, que é famosa por cobrar uma corretagem baixa, está em uma situação mais confortável, tendo somente 5 processos abertos contra ela, durante o ano de 2012.

Dou aqui meus parabéns às corretoras que não estão incluídas no ranking.

As empresas emissoras de ações na Bovespa também acumularam um certo número de processos abertos contra elas. Não é lá grande coisa, mas é algum indicativo de sua governança e respeito aos minoritários.
De todas, a LAEP vence com muita margem de canalhice... (eu fico imaginando os golpes motivos disso...)

O intuito aqui não é falar que a CVM zela por nós e por isso estaremos seguros. É bem capaz que as ações promovidas pela instituição na condução destes processos não resulte em nenhuma punição para estas empresas. Se você ir lá no site e colocar a sua reclamação, é possível que acabe virando só mais uma estatística. Mas enfim, a utilidade do relatório é servir como um termômetro para nós, sardinhas.

Na hora de escolher a sua corretora, além da pesquisa das taxas de corretagem e custódia, bem como a qualidade do Home Broker, é bom você verificar também a situação dela em relação às reclamações nos (poucos) canais que temos à disposição, para você não correr o risco de passar sufoco depois.

Abraços e bons investimentos!

P.s.: Não deixem de acompanhar a ótima série sobre ETFs realizadas no blog do Além da Poupança - Contra-argumentando ETF. Muito boa, a reflexão e o debate realizado nos comentários.!

4 comentários:

  1. Não sabia deste canal, mas penso que a estatistica está furada, pois deveria levar em consideração o número de clientes da corretora. Se uma corretora tem 100 clientes e a outra 10000 então faz muita diferença. Hoje trabalho com 4 corretoras, escolhi uma para TD (Spinelli), uma para FIIs (Rico) e outras duas para trades (Mirae e MyCap). A Spinelli para TD é boa porque não cobra taxa de administração e é agente integrado. A Mirae é boa para trades pq tem corretagem de 2,90. A corretagem da MyCap é um pouco maior 5,00 mas o gráfico dela é mais potente. Já a Rico não tem muita vantagem pois a corretagem é de 10,00, mas acabei ficando com ela só para manter os FIIs separado dos outros ativos.

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    1. Fala UB!

      Acho que a estatística não está furada, até porque é só o registro das reclamações. Mas você tem razão que de fato, não mostra a razão de reclamações/clientes. Eu, particularmente, opero só com uma corretora, até porque faço buy and hold e não vi necessidade de ter que utilizar mais de uma.

      Abraço!

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  2. Me add aí...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

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