Ads

sábado, 15 de setembro de 2012

Desafios pessoais I - Abandonando o cigarro

E aí pessoal.

Enquanto a IF não vem, gostaria de falar um pouco sobre os pequenos e grandes desafios pessoais que passamos ao longo da vida.

Todo mundo já teve aquele perrengue dos diabos grande desafio que exigiu uma considerável disposição e força de vontade pra poder realizar/superar, seja no trabalho ou na vida pessoal mesmo.Tem aqueles desafios pequenos que passamos, mas nem damos muita bola e tem aqueles que marcam nossas vidas.

Tem gente que até vive correndo atrás de problema faz do desafio um combustível para a sua vida!

Bem, vou falar de um desafio que marcou minha vida. Tive vários, mas quero falar particularmente deste:

Largar o cigarro.


Campanha maledita!!!
Só quem é ou era viciado em nicotina sabe a dor que é parar de fumar. Eu fui um fumante inveterado por bons 14 anos e fumava, em média, 1 maço por dia. Mais até... quando saía pra beber... aí eram quase dois maços no mesmo dia! Bom, tá certo que existem heavy smokers bem piores que eu, mas só lamento...

Fazendo as contas de quanto já fumei, dá mais de cem mil cigarros (mais de cinco mil maços) nesse tempo todo. Não vou nem traduzir isso em dinheiro (nada pra CRUZ3, só Phillips Morris mesmo ha-ha...).
A parada é que eu gostava E não gostava de fumar... O cigarro é tipo aquele amigo parasita, que te acompanha na sua jornada enquanto vai as energias vitais.

Estou sem fumar há quase sete meses e larguei usando o método do tipo "choque de ordem". Parei de uma vez, logo depois do carnaval, sem remédio, chiclete ou patch de nicotina. Tive umas recaídas ao longo desse tempo sim (2 cigarros) e essa é a primeira vez que eu paro de fumar de verdade. Por enquanto, estou conseguindo com sucesso.

Deixo aqui umas dicas pra você que está querendo parar, caso use o método choque de ordem:
- Não existe muito isso de "pra parar de fumar, basta querer". Explico melhor: Vai doer. Então você precisa estar DETERMINADO e com a mente condicionada pra suportar a abstinência (quanto mais viciado, pior). A primeira fase da abstinência é um inferno e você só fica pensando em cigarro, cigarro e cigarro... até que a tua FORÇA DE VONTADE em não fumar começa a se sobrepor à vontade de fumar. Em resumo, no pain, no gain.
- Estabeleça um plano de rotina diária que seja, se possível, diferente da quando você fumava. Só não dá pra escapar daquela vontade pós refeição... aí é na base do willpower mesmo...
- Fuja de amigos e companhias que fumam e saia com os não fumantes. Isso é só no início, já que influência dos outros conta muito. Só para vocês terem uma idéia, eu já tive amigos que me falaram que começaram a fumar por minha influência (e nunca sequer ofereci um cigarro pra eles...)
- Nada de bebida alcoólica por um bom tempo. A regra "álcool atrai tabaco" é válida e deverá ser evitada.
- Tenha ou busque apoio moral e companhia. Também foi importantíssimo pra mim. O teu humor vai lá pra baixo e você vai querer matar o mundo, mas se tiver gente contigo, só pra te escutar (e aguentar você xingando e sendo mais chato do que já é normalmente hehe), faz uma muita diferença...
- Aquelas outras dicas de: pratique exercícios, coma alimentos leves e beba muita água ajudam também, como paliativo.
Allan Sieber é o cara!
Enfim, todas essas dicas servem como auxílio, mas nenhuma é tão forte quanto a sua capacidade de resistir nos momentos iniciais. A regra do "um dia de cada vez" que é válida.
E outra: este foi o método que escolhi fazer. Tem aqueles outros métodos de abandono gradual ou com uso de antidepressivos. Também são válidos, se conseguirem fazer você parar de fumar.

Veja bem, eu estou há quase sete meses sem cigarro e ainda tenho receio de voltar a fumar. Às vezes sonho com cigarro e também tenho algumas crises de abstinência até hoje. Mas está bem mais tranquilo de lidar com isso.

Essa independência eu já conquistei!

E você? Que grande desafio que teve que lidar na sua vida? E o que pode nos oferecer de aprendizado dele?

Grande abraço!

6 comentários:

  1. Só entendi o que passa um ex fumante, um ex alcoolatra ou um ex qq tipo de vicio qdo tive que cortar o açucar no dia 25 de outubro do ano passado. P mim era um vicio, doces, sorvetes, massas, bolos, caldas, balas... Uhmm não vivia sem, ficava sem comida, mas não sem açucar no sangue, ate q descobri q muitos problemas de saúde q me acompanhava, desde os 15 anos e só pioravam eram causados pelo danado do açucar (ou qq alimento com indice glicemico alto). A pouco tempo li pesquisas q falam do efeito do açucar no cerebro, é semelhante ao de qq outro vicio quimico.

    Parei de um dia p o outro e passei por todas essas fases, de odiar a tudo e a todos, de sonhar com doces, de ficar com raiva qdo alguem comia uma simples bala ao meu lado, ate me trancar em casa e não querer colocar o nariz p fora.

    Dói, doi demais, deprime, irrita, mas me sentir bem hoje não tem preço, tive uma recaida em julho e passei 20 dias sofrendo depois, mas foi bom p aprender rsrs

    Se eu lesse seu texto ha um ano pensaria: bobagem, é só querer e parar. Hoje não, hj te parabenizo pela força de vontade e desejo de coração q a mantenha e siga sem envenenar seu corpo!
    Parabens, vc é um lutador E um vencedor :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Dona Ostra!
    Obrigado pelos comentários e pelo elogio!!
    Os vícios têm muita semelhança entre si, só muda a droga né?

    A cada dia, eu ganho mais tempo de vida. Agora só me falta a IF hahahaha!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pela iniciativa.

    Não sou fumante, mas sei o quanto é sofrido parar de fumar.
    Meu marido parou de fumar faz 10 anos e sei o quanto ele sofreu com a abstinência, mas conseguiu vencer.

    Força.... e não desista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônima!
      Tenho certeza que teu apoio e companhia foi vital para o teu marido ter conseguido também!! :)

      Excluir
  4. Fala CB. Olha, parabéns pelo texto e principalmente pelo teu objetivo. O que você falou é real: o álcool potencializa o fumo. Junção negativa dos dois. Muito bom mesmo o texto. Comigo era a bebida, mas hoje já estou velho até para beber um pouco a mais. Passo mal mesmo. No máximo 3 cervejas. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IF!
      Tentei mostrar a visão de um quase-totalmente-ex-viciado hehehe..
      A gente vê esse monte de campanha feito por quem não tem o vício e não passou pela dificuldade, então fica mais difícil ter empatia.

      Abração e obrigado de novo!

      Excluir