Ads

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conjecturas Bufunfísticas


Em março desse ano, o jornal Valor Econômico publicou um artigo sobre os 20 dividend yields mais esperados para 2012 (íntegra do artigo aqui)


Depois de observar tudo que está acontecendo ao longo desse ano, fiz algumas conjecturas e gostaria de compartilhar com vocês. Me corrijam, se estiver falando bobagem.

Dessas indicações, metade são empresas do setor elétrico. Isso é até esperado, já que é característica natural do setor a expansão limitada de suas empresas, o que acaba resultando na distribuição de boa parte de seu lucros.
Logo, uma carteira de estratégia defensiva poderia alocar a maior parte de suas ações nessas empresas, na expectativa de boa geração de fluxo de caixa com os dividendos para novas aquisições...

Daí, eis que vem o governo com sua mão de midas from hell...

Onde toca vira ouro... só que não

Aqui eu gostaria de esclarecer alguns pontos importantes:
1) Isso não é uma crítica às empresas do setor elétrico nem a quem investiu/investe nelas
2) A queda atual me parece histeria
3) Até segunda ordem, boa parte dessas empresas continuam sendo boas.

Mas imagine se você colocasse seu suado dinheirinho seguindo uma estratégia de dividendos baseada nessa tabela? Supondo comprar só as top 10, seriam 6 empresas ligadas ao setor elétrico!

Fazendo uma reflexão sobre risco, não seria igualmente importante levar em consideração o nível de exposição no setor, ao se fazer o planejamento da diversificação? Ou seja, não basta ter ações de empresas diferentes para achar que diminuiu seu risco, mas ponderar se, com essas empresas, como estaria a sua exposição a determinado setor, seja ela de eletricidade, consumo cíclico, não cíclico, bancos ou qualquer outro.

Isto posto, chegamos à outra parte do problema: se ficar muito exposto é ruim, qual seria o nível ideal de exposição por setor? Uma empresa? Duas? Três?
Tendo a pensar que a resposta para isso é um belo "depende". Depende do volume de capital que você tem aplicado, dos seus critérios para seleção das empresas e da sua estratégia.

Pra alguns de vocês, tudo isso que estou falando pode ser óbvio, mas eu escuto muito papo de comprar empresa de bons dividendos com meus colegas de trabalho (além da tradicional fórmula mágica das ações: BOLSA DE VALORES = PETR4 + VALE5), e os argumentos se resumem pura e simplesmente ao pagamento de dividendos, e que as elétricas são as melhores pra isso...

E pra finalizar, um provérbio bufunfístico:
"Pode haver rendimento isento de imposto, mas jamais haverá investimento isento de governo"

É isso aí... abraços e bons investimentos.

3 comentários:

  1. Fala CB. Penso que esse foi e ainda é um bom momento para fazer preço médio nas elétricas (quem tem esses papéis encarteirados). Sobre o nível do risco, acho que o próprio investidor deve avaliar de acordo com seu perfil. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá IF.
    Também acho que estão fazendo uma grande promoção das elétricas hehehe.
    Gostaria de ressaltar que essa definição de estratégia não é uma coisa fácil (eu tenho um perfil de indeciso :P). Por exemplo, se eu decido colocar 80% (e por que 80%?) do meu capital na bolsa, qual estratégia devo tomar? Que tipo de análise devo fazer? Estou convicto que as minhas decisões são as mais certas no longo prazo?
    Acredito que a estratégia vai sendo construída com questionamentos como feitos acima, lendo muito e apanhando da bolsa também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo. Leitura e análise. O trecho de um livro interessante ("Os segredos da mente milionária", de T. Harv Eker), fala um tema interessante: o rico ele vai investindo e formando sua estratégia, não espera demais não, ele vai investindo. Claro que não pode ser em qualquer coisa, mas um investimento no mínimo numa grande empresa, por exemplo. Agora, quanto a alocação eu estou no momento 100% em variável desde o momento que comecei a ler e investir na bolsa de valores. Importante: essa foi uma decisão minha e não recomendo a ninguém. A decisão deve ser por suas próprias convicções. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir