Ads

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passivos...

Gostaria de poder falar que só tenho minhas aplicações financeiras para cuidar.... mas não. Resolvi vender minha alma ao Diabo Econômica Federal, por 30 anos...

Eu tenho hoje uma dívida firme e consistente, de duzentos e quarenta e um mil, seiscentos e oitenta e dois reais e oitenta e sete centavos, contraída com muito  suor.

Essa dívida me gera hoje uma módica parcela de R$2.401,30 para pagar, em Sistema de Amortização Constante. Estou na 17ª parcela, faltando só mais umas 343 pra quitar... e todo início de mês chega um boleto da CEF pra me lembrar hehehe. Bem... um mês de cada vez né? Foi por uma boa causa.

Adquirida a primeira... mais umas 3 e construo um hotel!
Acabei realizando o sonho da casa própria. Ou melhor, de um apartamento pequeno, mas de coração. Era comprar um apê ou continuar pagando aluguéis cada vez mais bizarros aqui no Rio. Optei comprar um apê, que me permitiria manter a mesma qualidade de vida que já vinha tendo pagando aluguel.

De qualquer forma, ele é meu (e da Caixa) e isso ninguém pode negar! :)
Além disso, acompanhando o índice FIPE-ZAP,  vi que o preço por metro quadrado de um apê no meu bairro já subiu mais de 20% nos últimos 12 meses (o que não significa efetivamente muita coisa, já que ele não é exatamente um investimento, mas é melhor do que nada).

Para finalizar, preciso dizer que ainda não tenho meu orçamento devidamente planilhado (que vergonha...), como dito nos comentários do post anterior... preciso dar um jeito nisso, pra poder ver onde consigo apertar mais o cinto (mas com moderação, como bem aconselhado pelo Kabura Stalker). Como este mês eu tive a primeira parte do 13º liberada, acho que vou conseguir realizar a primeira amortização extraordinária no financiamento, bem como realizar um aporte maior que o milzinho mensal... veremos!

10 comentários:

  1. É...meu amigo, o tão falado "Sonho da casa própria"!! Acho que é uma questão cultural mesmo para nós brasileiros mas acredito que seja uma boa opção. Muito se discute aluguel x prestação, entendo que economicamente pode até ser melhor ficar pagando aluguel (em vez de juros sobre o financiamento) mas...em termos de paz de espírito creio que seja melhor estar pagando (mesmo com juros) uma coisa que vai ser SUA (tudo na vida tem um preço!!).

    Eu ri do: "De qualquer forma, ele é meu (e da Caixa) e isso ninguém pode negar! :)" ;D.

    Que mal lhe pergunte, quantos m2 tem seu imóvel? Porque eu achei 200k um preço do caramba!!! Se bem que...imóveis andam mesmo com o m2 bem alto de norte a sul desse país!!

    Um outro ponto que não te perguntei: tu já tens um colchão de segurança? Se não, também sugiro que faça um, para eventualidades (pode até ser na poupança mesmo)!!

    P.S. Sem querer ser chato, mas já sendo aí...no post quando cita, se puder corrigir o link para ir para o meu blog ao invés do meu perfil ;) http://www.kaburastk.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kabura!

      Eu acabei tomando o caminho cultural, há um ano e meio atrás. Eu sei que o juros é alto (ainda que tenha conseguido uma taxa razoávelmente boa pela CEF - 8,05%).

      Meu apê tem 47 metros quadrados e eu paguei nele absurdos R$ 380 mil... até tinha um colchão, mas acabei esvaziando com móveis e viagens... extravagâncias irresponsável, admito... mas estou voltando a fazer um.

      Já estou fazendo a correção do link.

      Abração!

      Excluir
    2. E aí CB,

      Caracoles velho, 47m2? Oo Sem querer desmerecer o apê e sem querer ser chato MAS... achei pequena a área para o valor que você pagou!! Mas também suspeito que a localização deva ser em uma área muitíssimo boa, não?!

      Olha aí, o cara falando que era gastador mas já tinha feito a lição de casa toda (leia-se: fazer um colchão de segurança). Tá mais do que certo! ;D Falar nisso eu tinha em mente um colchão só para eventualidades, mas estou pensando em criar um segundo para aquisições de curto/médio prazo, que é algo que já havia visto muita gente falar mas nunca tinha cogitado!

      Excluir
  2. Não compensava ter feito em 20 anos não? Nas simulações que fiz, ao jogar de 20 para 30 anos o valor da parcela caía muito pouco, mas em compensação a dívida era muito alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Falei sobre isso no meu Blog tb!

      Excluir
    2. Olá pessoal,

      Hehehehe... o plano original era deixar a prestação o menor possível, para comprometer a menor quantidade possível da minha renda mensal, já que no SAC, as primeiras prestações são as mais altas... e assim poder fazer amortizações periódicas e com objetivo de quitar em menos de 30 anos.

      Excluir
  3. Eu só acho que vale à pena comprar o imóvel quando dá pra sacar o FGTS, que é um dinheiro que está desvalorizando.

    Estou esperando o meu FGTS ficar razoável pra dar uma entrada. Até lá, só investimentos.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah sim! Ia esquecendo de falar: a compra do imóvel só foi possível por causa do aporte InvestFather Plus (100k). Eu não teria direito a este aporte se fosse utilizar para outra coisa que não a aquisição de imóvel (compra de ações por exemplo... o velho é conservador pacas hehehe)

      Excluir
    3. InvesFather Plus é boa !!!!!! kkkkkkkk

      Tu falou que queria pegar uma prestação menor possível, mas ocorre que tu vai ficar 5-10 anos a mais pagando a prestação que poderia ser só 10% maior agora....

      Enfim, agora já era! rsrsrsrs

      []s!

      Excluir