Ads

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Texto para reflexão e outras "noividades"

Olá pessoal,

Em meus estudos sobre finanças pessoais, acabei me deparando com esse texto do professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia da Unicamp, sobre finanças dos trabalhadores (acho que me incluo no grupo, até segunda ordem).

Tirando a forma pejorativa que ele qualifica os livros de "auto ajuda de educação financeira" e a forma como as políticas de inclusão social dos últimos anos são enaltecidas, acho que vale a leitura, para reflexão.... até porque ler sobre o assunto é o que mais fazemos, não é?

Baixe o texto aqui.

P.s.: Nos próximos dias eu estarei viajando com a patroa, de férias! :)))
É bom estar preparado para o que der e vier...




















P.s.s.: É quase certo que eu volte dessa viagem noivo!!
É chegada a hora...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E aí CB,

    Interessante o texto, não o conhecia! Valeu por divulgar.

    Impressão minha ou você não gostou muito de como ele tratou os livros de "educação financeira"? Eu concordo parcialmente com o professor Fernando, realmente essa tipo de "literatura" é incipiente, não se pode assimilar e ficar repetindo o tema finanças (da forma como essas obras querem induzir) tal qual um mantra!! Quando li esse trecho: "Fala-se em sanear problemas interiores e exercitar o poder do pensamento positivo tendo em vista potencializar os indivíduos para o sucesso e poder financeiro". Na mesma hora lembrei de quando comecei a ler o "Segredos da Mente Milionária", e não consegui me aprofundar muito na leitura, parecia uma versão financeira de "O Segredo"!! Aí já era!!

    Mas ao contrário do que o professor Fernando fala, vejo que estas obras tem sim sua importância na medida que despertam para que possamos procurar obras melhores ou de cunho mais técnico/acadêmico (p.ex. O investidor inteligente, investindo em ações no longo prazo, etc).

    É isso aí rapaz, aproveitar as férias viajando, dinheiro também foi feito para se aproveitar!! ;)

    Quanto ao noivado não sei se te parabenizo ou se te dou os pêsames!! ;D Brincadeira à parte!!! PARABÉNS!!

    Até a volta e abraço

    ResponderExcluir
  3. Valeu Kabura! As férias estão boas (e não vai sair nenhum absurdo... esta dentro de minhas possibilidades).

    Em relação ao texto, eu compartilho essa mesma opinião tua. Estes livros já têm o seu mérito na medida em que desperta o interesse das pessoas para as finanças pessoais, ainda mais em um país em que as famílias estão ficando cada vez mais endividadas (mais de 43%, se não me engano....)

    Abraços!

    ResponderExcluir