Ads

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Situação em Junho e planos futuros.

Olá pessoal,

Deixando de lado o drama do post anterior, vamos aos números.

Como comecei a fazer os cálculos da evolução do meu patrimônio financeiro somente agora, vou considerar que todos os aportes foram iniciados em junho de 2012. Utilizei a excelente planilha disponível no blog do Além da Poupança.

As minhas aplicações tiveram um rendimento de 0,84% no mês de Junho.

Até ontem, esta bufunfa estava distribuída da seguinte forma:


O PGBL compõe a maior parte da carteira. Venho contribuindo desde 2005 e é a única parte do meu patrimônio que consegui não depredar. Tentarei manter assim.
Entretanto, estou saindo da porcaria do fundo da CEF e sua taxa de administração de 3% a.a., mais taxa de carregamento de sei lá quanto e migrando para um PGBL da XP investimentos. É um fundo de renda fixa da Icatu, atrelada ao IMA-B. Espero assim obter uma rentabilidade mais decente.

Em seguida vem minhas aplicações em dois FII, compradas na Bovespa:
- BRCR11B
- BCFF11B
Estou satisfeito com a rentabilidade que estes fundos imobiliários vêm apresentando. Venho acompanhando os dividendos no forum do bastter. Talvez eu venda o BRCF11B e compre FEXC11B ou XPGA11, mas ainda não decidi...

O fundo multimercado é o Mapfre Inversion FIM. Aportei essa graninha nele motivado pela rentabilidade apresentada, pelo valor baixo de aplicação inicial e só para variar um pouco o meu portfólio.

E as ações?

O restante da bufunfa está aplicada no Banif FI Ref. DI (quanta abreviação fim fóm fum!)... estou esperando uma boa oportunidade para comprar, seguindo uma linha de estratégia do tipo trend following.

Trend Following? WTF?

Você pode encontrar mais informações sobre a filosofia de trend following acessando aqui e aqui.

E quanto a minha meta? E meus planos?

Bem... pra começar, conquistar a Ásia e a Oceania e ter 50 exércitos no oriente médio hehehe...

Nah... pretendo, de início, aportar rigorosamente R$ 1.000,00 por mês. Até mais que isso, se conseguir apertar o cinto (alternando minhas refeições e fazendo fotossíntese)

2 comentários:

  1. Bem-vindo ao campo de batalha meu colega! Em primeiro lugar gostaria de perguntar se você tem uma planilha pra acompanhar os seus gastos. Se não a tem sugiro que organize uma, pois poderá ter uma visão melhor de pra onde vai a grana toda e poderá cortar algo que não seja tão necessário assim. Mas quem vai definir o que é ou não necessário é VOCÊ!! Uma coisa eu tenho comigo, acredito que poupar/investir pro futuro é importante, mas também deve-se viver o presente (moderação é a chave!!).

    Quanto ao PGBL nunca parei para analisá-lo, então não emitirei uma opinião.

    FIIs estão "na moda", mas pelo menos geram um fluxo de caixa constante o que vem a ser muito bom, então penso seja um bom negócio (só esteja atento à todas as nuances descritas no prospecto).

    Quanto aos fundos eu sou meio contrário a eles. Acredito que quando se está iniciando é bom, até você ir estudando e entendendo o mercado. Eu mesmo no começo tinha um FI em ações, mas assim que ganhei um pouco de conhecimento liquidei e coloquei essa grana em ações. Sim...sou contra os fundos porque acredito que às vezes impede-se o crescimento do lucro que poderia ser maior! Como assim? Por exemplo: um fundo setorial como o da construção civil: Os caras cheio de GFSA3 e PDGR3 e pouca porcentagem de EZTC3/HBOR3 tudo por "culpa" das regras constantes nos prospectos. Fora as taxas administração, performance, come-cotas etc.

    Seguidor de tendência, então você vai operar por análise técnica não é? Lembre de definir a estratégia toda certinha, percentual de ganho, stop/percentual de perda e lembre-se que por conta da grande movimentação vais pagar muito IR/taxas e emolumentos, mas é assim mesmo.

    Abraço e boa jornada

    P.S. Mal o tamanho do comentário tá quase um post! haeiaeheaaeiaehieahi :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Kabura!

    oMuito Obrigado pelo seu comentário!
    Eu confesso que ainda não tenho planilha para controlar meus gastos... mais ainda, eles estiveram razoavelmente elevados, principalmente nos últimos tempos, com despesas médicas que tive e outros gastos com minha cachorrinha (cirurgia...).
    Pra não falar que não tenho nada, eu tenho uma noção geral dos gastos mensais, calculado em um app pra celular... mas preciso fazer um controle mais decente, pra ver onde posso apertar.

    Em relação à estratégica de operação em ações, a princípio estou utilizando o hilo activator + MACD + MME como principais indicadores de entrada/saída, em gráficos semanais, usando stop manual. Se eu conseguir chegar ao ponto de pagar IR sobre as operações, confesso que ficarei feliz hehehe

    Abração e obrigado novamente pelas dicas! =D

    ResponderExcluir