Ads

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fechamento Setembro

E aí pessoal. Como estão?

Vamos ao nosso "tradicional" relatório mensal dos últimos três meses hehehe

Ahem... Podemos resumir o desempenho da carteira no mês de setembro como sendo meio... lateral...
Carteira CB após aplicar a complexa manobra "caranguejo": andous de lado...
A carteira bufunfística teve alguns altos e baixos ao longo do mês e, tirando a previdência, o aporte mensal acabou ficando em modo stand by. Estará somado ao aporte do mês de outubro, em linha com a tática hold and buy, muito utilizada por players do tipo "novatus deslumbratus" (hmmm... parece mágica do Harry Potter hehehe), que é uma pequena variação daquela tradicional estratégia de análise fundamentalista.

Bom, o resultado não foi totalmente lateral (leia-se: 0,00%), já que a renda fixa fez elevar um pouco a rentabilidade final da carteira. Vejamos em mais detalhes:

Ações 
As ações tiveram um bom desempenho no mês, encabeçada pela gloriosa Grendene (dá-lhe Melissa!), que já acumula um crescimento de 31,3%!
A lanterna ficou com a OHLB3, que entregou, em uma semana, todo o rendimento que tinha acumulado desde a compra. Mas não chegou a ficar negativa, já que ela acabou subindo um pouco nas duas últimas semanas.
Apesar do meu post sobre a operação de notícias, com o aparecimento de fatos relevantes (fechamento do capital da empresa por preço abaixo do mercado e comunicado em resposta ao boato) e a queda subsequente, ela não atingiu o ponto de stop do meu sistema e resolvi continuar com a bichinha.
Assim, a rentabilidade das ações em carteira ficou da seguinte forma:
É um desempenho satisfatório, mas bem aquém dos meses anteriores... paciência!

FIIs
Os FIIs foram a cereja do bolo do mês... a cereja podre, já que o processo de subscrição do fundo MXRF11 fez a cotação derreter. Achei um exagero essa subscrição, mas ainda não vou sair desse fundo.
Pra completar, o mês de Outubro se inicia com o derretimento do BCFF11B, por causa da sua subscrição... oh hell.
De qualquer forma, os FIIs geram ótimos dividendos mensais e o meu propósito ao adquirir são justamente estes Dividend Yield.
A rentabilidade mensal dos FIIs ficou negativa neste mês...
Por fim, a renda fixa da carteira, na forma de previdência privada, teve uma rentabilidade positiva:

Como a renda fixa é a parte de maior peso na carteira, acabou equilibrando as coisas e a carteira CB fechou o mês no azul!!

A distribuição da carteira acabou ficando um pouco desequilibrada, por causa da queda dos FIIs, da ausência de aporte no mês e a rentabilidade da renda fixa:

Registre-se ainda que recebi R$ 46,34 de dividendos dos FIIs. Foi acrescido ao aporte de outubro e estou decidindo em como distribuir, seja aumentando a quantidade de cotas de FII gradativamente ou na aquisição de ações.

É isso aí povo.
Abraços, bons investimentos, feliz dia das crianças e um ótimo mês que se inicia!

19 comentários:

  1. Oloco, recebeu bastante de dividendos de FII em. deu mais de 1% de rentabilidade soh com os FII, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Scott!
      Pois é, os dividendos destes dois FIIs foram os que mais me atrairam. A previsão de DY para este mês de outubro é menor, principalmente pra MXRF11. Mas vamo que vamo!
      Abraços

      Excluir
  2. Olá CB,

    Não sendo rentabilidade negativa, está bom!

    Parabéns!

    Eu vi hoje os -7% da BCFF11B, mas ainda gosto do papel. Quero ver quanto irá os dividendos mensais do fundo. Até agora ele já me amortizou quase 10% do que paguei por ele. A FEXC11B também está interessante, vamos ver até quando.

    Uta!

    PS: tira o captcha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Estagiário!
      Também estou gostando destes fundos. A idéia é manter estes FII e adquirir ainda outros. Estou pensando em algum de tijolo também, pra não ficar só nos de papel hehe.
      Seguimos observando.

      Eu achei que o captcha estivesse desligado hehehe
      Valeu o aviso!

      Abs!

      Excluir
  3. Boa carteira. Parabéns pela disciplina.
    A sua planilha tem algumas ações e FII e você já não usa. Porque não oculta estas linhas para uma melhor visualização? É só clicar com o botão direito no número que fica no lado esquerdo da linha e clicar em ocultar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP.
      Valeu a dica! Eu não ocultei por inércia pessoal mesmo hauhauahauh
      Mas fica bem melhor fazendo o que vc disse.

      Valeu!

      Excluir
  4. Ola CB
    Com certeza esse sera, jah esta sendo, o mes da queda do BCFF.
    Espero ao mesnos que minhas XPGA parem de cair e voltem a subir.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos

      Queda contínua do BCFF! Ótimo pra comprar, pq acho que esse FII é muito bom. Patrimônio de outubro vai sofrer um baque temporário hehe

      Abraço

      Excluir
  5. Faala CB!! Man...definitivamente depois que você entrou em "frenesi" pra escrever tá escrevendo muito e de forma engraçada!! Ri pacas com esse teu post!! :)

    Quanto aos resultados dá vontade de te matar quando tu diz:

    "É um desempenho satisfatório, mas bem aquém dos meses anteriores... paciência!"

    Mas..como bem disse o Estagiário: "Não sendo negativo..." por isso deixo aqui os meus PARABÉNS!!

    Vamos prosseguindo na luta!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí KS meu velho!
      Aqui nóis vai praticando tudo, da escrita aos investimentos hehehe

      Sempre na luta meu amigo!

      Abração

      Excluir
  6. Oi CB!
    Você teve uma boa rentabilidade também. Parabéns! Você investe em FII para fluxo de caixa ou visando rentabilidade das cotas?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Humilde!
      Os FII eu me baseio nos dividendos mensais mesmo. Quanto maiores em relação à cotação, melhor.

      Este mês vários FII de papel estão com a cotação despencando por causa das subscrições, o que pode se mostrar uma boa oportunidade, ou não.
      Estamos de olho!

      Abraço

      Excluir
  7. Fala CB. Resultado muito bom. Rapaz, você mostrou realmente uma imagem espetacular: a praia. Daqui a pouco, se Deus quiser, estou voltando. E como dizia o Nelson Gonçalves: "...ele voltou, o boêmio voltou novamente..." É isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IF! Td bem?

      Só de não ter ficado no vermelho tá ótemo. A carteira está boa, só preciso alocar os novos aportes. hehehe

      Praia é o que há! Essas "maria farinha" fizeram parte da minha infância... Brisa do mar...

      Abraço!

      Excluir
  8. Olá Bufunfa!

    Não tenho MXRF, mas acredito que essa queda pode ser uma oportunidade de compra, desde que os proventos estejam de acordo com sua estratégia.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey! Beleza?

      Olha, entre MXRF e BCFF, fico com o segundo. Ambos estão despencando, mas o segundo me parece ser uma opção melhor. Também vou partir pro cardápio pra achar outros FII e montar uma carteira mais diversificada.

      Ainda assim, ações continuam minha prioridade.

      Abraço!

      Excluir
  9. Oi CB, eu comprei umas MXRF nessa baixa e vou pegar umas BCFF na subscrição, mas meu preço médio ainda tá um caminhão mais alto que o teu, mas pra mim qualquer rentabilidade acima de 0,8% a.m. já é lucro (to na fase de aportar mais do que ganhar ainda).

    Minha diversificação também tá meio zoada, mas começo é assim mesmo... logo as coisas se equilibram. Parabéns pelo mês, independente do resultado (principalmente sendo positivo), é mais um em direção à IF.

    Abraço.

    ps. comecei medir minha rentabilidade agora em setembro e também não foi lá essas coisas hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e aí TI. Obrigado pelo comentário!
      Esses dois FII ainda continuam interessantes! Também vou participar da subscrição de BCFF.
      Seguimos trocando informações então, já que somos dois iniciando nesse cálculo de rentabilidades

      Abraços

      Excluir
  10. Oi, CB! Vim tem agradecer pelas dicas de LCI! =)
    A Sofisa já conheço, inclusive já tenho algum $ aplicado lá..
    Esse brazilian , entrei em contato com eles.. e me ofereceram no máximo, 91,5% do CDI , o que considero mt pouco!
    Pesquisei no BVA tb..eles me ofereceram 100% do CDI, fiquei animada e fui pesquisar informações sobre o banco.. trevas total! parece que o banco está com dificuldades de pagar até quem já tem $ investido lá..
    enfim..
    talvez a era da renda fixa tenha chegado ao fim.. rsrs
    Ano qeu vem entrarei em RV, FII´s.. tudo que tiver direito.. =)
    Vou te adicionar lá no blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir