Ads

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sobre o consumo.

E aí povo!

Como estão seus investimentos?
Faz tempo que não escrevo nada no blog, mas não sumi! Vivo lendo os vários blogs de finanças que têm por aí, sempre buscando mais conhecimento hehehe

E foi através destes blogs que me deparei em discussões interessantes sobre uma questão profunda do capitalismo, que nos atinge diretamente: o consumo pessoal.
Muitas críticas sobre a onda de consumismo exagerado que muita gente tem e sobre a importância do consumo em nosso sistema.
O fato é que todos temos desejos e necessidades materiais, mas cabe uma pergunta: estamos agindo por livre arbítrio para satisfazer estes nossos desejos ou nosso consumo é induzido, estimulado, provocado? Até que ponto?
Enfim...

Comecei a ler o livro "Darwin vai às compras" e não posso deixar de recomendar! É muito interessante!



Também compartilho este vídeo sobre a obsolescência planejada e seu impacto sobre a nossa vida.



Boas reflexões e bons investimentos!

3 comentários:

  1. Faala CB! E aí?

    Pois é meu amigo, acho que um dos principais "entes" do sistema capitalista são as relações de consumo. Acredito (como anteriormente falei) que tudo na vida é uma questão de moderação!!! Nem irracionalizar o consumo (chegando ao ponto do endividamento) nem viver uma vida miserável de consumo quase zero. Qualidade de vida é a chave!

    Agora...pessoas que não fazem uma análise pra saber o que realmente é crucial em suas vidas são as vítimas perfeitas do "sistema", das técnicas de marketing/sugestão/psicologia de vendas!

    Abraço


    P.S. Trocou de corretora? Na sexta o fechamento do mês, hein? ;D

    ResponderExcluir
  2. E aí Kabura! Você tocou no ponto central: equilíbrio sempre!
    Falando em qualidade de vida, eu estou há 7 meses sem fumar!! Escreverei um post mais adiante, pq isso fui um baita desafio na minha vida... eu fumei por mais de uma década!
    Abri esse mês uma conta na rico.com.vc. Agora é só começar a operar hehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vício de nicotina? CARACOLES!! É um vício bem complicado, viu? (quiça tanto quanto o da cocaína). Isso que é força de vontade!

      Excluir