Ads

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Compras e vendas do mês

Olá meus cumpadres!

Como já postado anteriormente, me desfiz da posição em BCFF11B, vendendo com um pequeno prejuízo de R$ 90,52. Usei essa grana e comprei um fracionário de CIEL3 - A máquininha geradora de lucros (até o momento).

Feirão Bovespa: Pra quem tem pouca bufunfa, podia custar só uma maçã... (mas não um tomate!)
Sobre o aporte do mês, confesso que a mão estava coçando para ETER3, já que poderia fechar mais um lote dessa empresa e o restante comprar em alguma outra da carteira, reforçando a posição.

Mas esse balanço do último trimestre, bem como a valorização que a Eternit vem tendo nas últimas semanas me fizeram parar e pensar melhor. O Banco do Brasil vinha tomando pancadas e acabei achando mais oportuno comprá-lo agora. Não está muito claro pra mim como ele vai ficar depois da abertura da BB Seguridade, mas sei que continua um banco com fundamentos muito bons.

Usei um restinho do aporte pra comprar umas migalhas de Ambev no fracionário. Apesar da discussão que tive lá no blog do Dimarcinho sobre a questão do preço justo, ainda acredito na permanência do status quo desta empresa.... ou seja, lucros crescentes, cotação lá em cima e o brasileiro tomando todas hehehe... imagina na Copa!

Dessa forma a minha pizza tá ficando cada vez mais colorida hehehe

Manda aí uma pizza de 11 sabores, plz!

Desabafo: Uma parada que estou percebendo não ser fácil, pra um buy-and-holder, é a decisão de qual ativo comprar para meus (mirrados) aportes mensais. É uma decisão que eu, particularmente, não acho trivial. Definir a carteira já é uma etapa difícil, realizar compras parciais são tão complicadas quanto!
Acho que preciso definir um método de compras, pra não ficar perdido em dúvidas. Ainda que a alocação de ativos possa ser um guia, para evitar a concentração de recursos em um único ativo, às vezes se torna difícil de se seguir.

E você, investidor, passa por esta mesma dificuldade? Tem algum plano ou método de decidir as suas compras?

EDIT: Novo vídeo adicionado na seção de filmes e vídeos. É o "Faroeste Caboclo com Santo Lula", um vídeo muito bom que resume a vida do nosso digníssimo (ou não) ex-presidente.


9 comentários:

  1. PARABÉNS CB!! Carteira com ótimas empresas!! Realmente...há muito se fala do alto preço da AMBV e ainda assim ela tem se mostrado em tendência ascendente (analisando os últimos anos, a despeito da última pernada de correção)! Continue firme na luta!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí KS!

      Viu que Ambev vai fazer um split de 1 pra 5? Imagino que as ações dela agora vão ficar mais "baratas" hehehe

      Muito obrigado! Seguimos sempre na luta!

      Abração

      Excluir
  2. A carteira está bem montada, sem dúvidas! Eu não compro no fracionario e passo pela mesma dificuldade, saber qual comprar... não é assim tão simples, o ideal é definir uma meta de % máximo sobre cada um dos papéis..depois quando for aportar é ver qual papel está mais distante dessa % pré-definida...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que acho, Forreta. Não é algo simples definir o que você vai comprar no mês. Às vezes você tem certeza absoluta do que quer, mas num momento depois, bate aquela pulga atrás da orelha hehehe
      Eu concordo que a alocação de ativos, desconcentração da carteira, etc, serve como um balizador para as compras, mas não é necessariamente a salvação para nossas decisões.
      Infelizmente eu não consigo aportar com muita grana todo mês, então compro no fracionário mesmo, mas compro numa boa. A vantagem de comprar no fracionário é que você fica menos suscetível a altas ou quedas bruscas.

      Obrigado e Abraço!

      Excluir
  3. So pra constar... gosto da sua carteira. voce tera grande sucesso se a mantiver crescendo. otimas empresas. parabens! victor

    ah, tem vaga no ranking, quer participar da brincadeira?

    ResponderExcluir
  4. Oi . Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Opa!
    Você sumiu da blogosfera. Realizei um mapeamento dos blogs desativados...
    http://abacusliquid.com/finansfera-timeline-2/
    Pretende reativar em algum momento e seguir conosco?
    Abraço!

    ResponderExcluir