E aí pessoal. Como estão?
Vamos ao nosso "tradicional" relatório mensal dos últimos três meses hehehe
Ahem... Podemos resumir o desempenho da carteira no mês de setembro como sendo meio... lateral...
 |
Carteira CB após aplicar a complexa manobra "caranguejo": andous de lado... |
A carteira bufunfística teve alguns altos e baixos ao longo do mês e, tirando a previdência, o aporte mensal acabou ficando em modo
stand by. Estará somado ao aporte do mês de outubro, em linha com a tática
hold and buy, muito utilizada por players do tipo "novatus deslumbratus" (hmmm... parece mágica do Harry Potter hehehe), que é uma pequena variação daquela tradicional estratégia de análise fundamentalista.
Bom, o resultado não foi totalmente lateral (leia-se: 0,00%), já que a renda fixa fez elevar um pouco a rentabilidade final da carteira. Vejamos em mais detalhes:
Ações
As ações tiveram um bom desempenho no mês, encabeçada pela gloriosa Grendene (dá-lhe Melissa!), que já acumula um crescimento de 31,3%!
A lanterna ficou com a OHLB3, que entregou, em uma semana, todo o rendimento que tinha acumulado desde a compra. Mas não chegou a ficar negativa, já que ela acabou subindo um pouco nas duas últimas semanas.
Apesar do meu post sobre a operação de notícias, com o aparecimento de fatos relevantes (fechamento do capital da empresa por preço abaixo do mercado e comunicado em resposta ao boato) e a queda subsequente, ela não atingiu o ponto de stop do meu sistema e resolvi continuar com a bichinha.
Assim, a rentabilidade das ações em carteira ficou da seguinte forma:
É um desempenho satisfatório, mas bem aquém dos meses anteriores... paciência!
FIIs
Os FIIs foram a cereja do bolo do mês... a cereja podre, já que o processo de subscrição do fundo MXRF11 fez a cotação derreter. Achei um exagero essa subscrição, mas ainda não vou sair desse fundo.
Pra completar, o mês de Outubro se inicia com o derretimento do BCFF11B, por causa da sua subscrição... oh hell.
De qualquer forma, os FIIs geram ótimos dividendos mensais e o meu propósito ao adquirir são justamente estes
Dividend Yield.
A rentabilidade mensal dos FIIs ficou negativa neste mês...
Por fim, a renda fixa da carteira, na forma de previdência privada, teve uma rentabilidade positiva:
Como a renda fixa é a parte de maior peso na carteira, acabou equilibrando as coisas e a carteira CB fechou o mês no azul!!
A distribuição da carteira acabou ficando um pouco desequilibrada, por causa da queda dos FIIs, da ausência de aporte no mês e a rentabilidade da renda fixa:
Registre-se ainda que recebi R$ 46,34 de dividendos dos FIIs. Foi acrescido ao aporte de outubro e estou decidindo em como distribuir, seja aumentando a quantidade de cotas de FII gradativamente ou na aquisição de ações.
É isso aí povo.
Abraços, bons investimentos, feliz dia das crianças e um ótimo mês que se inicia!